Nosso Blog

Dicas, novidades e muito mais você encontra por aqui. Feito com muito carinho.

Quer deixar o seu site mais rápido e melhorar a sua pontuação no Google PageSpeed Insight? Então confira as dicas que a nano tem para você á seguir.

Entendendo melhor:

Existem dois lados principais a serem observados para deixar o seu sites muito mais rápido:

  1. Otimização no Servidor (onde o seu site está hospedado)
  2. e Otimização no site em si

Geralmente não tem muita coisa que você possa fazer em relação ao servidor já que você provavelmente contratou algum plano de hospedagem no provedor da sua escolha. Por este motivo o seu maior foco será na otimização do seu site mesmo. Mas, dependendo da sua hospedagem contratada, existem algumas opções que você pode habilitar para para ativar otimizações no servidor.

Mãos á obra

Veja a baixo como você pode melhorar o desempenho e o tempo de carregamento do seu site do seu site.

Hospedagem

A escolha do lugar onde você ira hospedar o seu site é muito importante. Existem inúmeras empresas que oferecem este serviço como a GoDaddy  e a Hostgator ou nós da nano mesmo, cada uma com seus pontos positivos e/ou negativos.

Os pontos fortes que você deve observar antes de contratar são:

  • Possibilidade de habilitar a compressão no Painel da hospedagem
  • Suporte para as mais novas versões do PHP (7.0 ou superior)
  • O protocolo HTTP2 pré habilitado para acelerar a entrega do seu site (necessário também ter um certificado SSL habilitado)

Na dúvida é sempre bom entrar em contato com a empresa de interesse.

Aqui na nano a gente já se preocupou desde o início em oferecer tudo que você precisa para deixar a sua hospedagem pronta para decolar e com tudo que você precisa.

1. Como habilitar a compressão na hospedagem?

É simples, basta entrar no seu painel e clicar na opção “Otimizar Site”, se 
ela existir. (Habilitado em todos os planos da nano)

Opção de "Otimizar Site" no cPanel

Depois basta selecionar a opção “Compactar todo conteúdo”, salvar as alterações e pronto. 

Habilitando a compactação no seu site

A partir de agora o seu site será entregue compactado para o visitante. O que diminuirá o tamanho total dele e o tempo que ele precisa para baixa-lo.

2. Como começar a usar o protocolo HTTP2?

Se a sua hospedagem já tiver suporte ao protocolo HTTP2 (que acelera a entrega dos arquivos do seu site), como a nano tem, basta configurar o seu site para usar um certificado SSL. 

Na nano o seu certificado SSL é grátis e se configura sozinho assim que  você apontar o seu domínio para os nossos servidores. Legal né?

Site

É aqui que você poderá fazer milagres para deixar o seu site super rápido e melhorar a experiência do seu visitante. Ao otimizar o seu site você deve idealmente abordar os seguintes pontos:

  • Diminuir o tamanho das imagens.
  • Minificar os códigos JavaScript e CSS, e tentar junta-los em poucos arquivos
  • Utilizar um serviço de cache caso o seu site seja feito em PHP por exemplo.

1. Diminuindo o tamanho das suas imagens

Existem muitas ferramentas que possam te ajudar a identificar imagens que você pode otimizar e até já te entregar as imagens prontas. No próprio PageSpeed Insight da Google te dá a opção de baixar os arquivos otimizados no final da página:

Uma ótima ferramenta para quem tem um site feito em WordPress é o plugin grátis WP Smush

Basta instala-lo que ele otimizará as imagens já existentes no sites e qualquer outra que adicionar no futuro automaticamente.

2. Minificar JavaScript e CSS

Etapa indispensável para deixar o seu site mais rápido. O processo de minificar arquivos JS e CSS se resume em remover todas as informações desnecessárias dos mesmo, como comentários, espaços e quebras de linha.

Uma ótima ferramenta online para isso é o site Minify. Nele basta copiar e colar o seu código que ele gerara automaticamente uma versão minificada. Depois basta substituir o seu arquivo original com os códigos gerados.

Caso tenha muitos arquivos JS e CSS separados é interessante também tentar juntar todos eles no mesmo arquivo. O que diminuirá a quantidade total de solicitações que o seu visitante precisará fazer para baixar o seu site.

Uma ótima dica para quem tem site em WordPress é instalar o plugin Autoptimize que já tem várias opções para minificar e agregar todos os arquivos JS e CSS do seu site.

3. Utilizar um cache estático

Na maioria dos casos, o passo mais importante para deixar o seu site super rápido é usar um serviço de cache no seu site.

Sites feitos em PHP e outras linguagens de programação, como ASP.net e Java, são os que mais se beneficiam em ter um cache estático do conteúdo do site. Isso porque páginas são geradas dinamicamente. 

O CloudFlare é uma ótima opção para quem precisa de um serviço de cache confiável e robusto.

Agora se o seu site for apenas em HTML puro, um cache não contribuiria para a velocidade do seu site já que ele já é estático.

Para quem usa o WordPress um excelente plugin que recomendo é o WP Super Cache que gera aquivos estáticos para o seu site de forma eficaz e automática.

Dicas extras

Ferramentas para avaliar a velocidade do seu site:

  • GTmetrix (Muitas opções de testes, incluindo poder selecionar a região de teste após se cadastrar gratuitamente)
  • PageSpeed Insight (Serviço do Google com possibilidade de baixar todos os arquivos já otimizados)

Pode contar com a nano também, caso você não queira se preocupar com todos estes detalhes técnicos mas ainda sim quer dar uma acelerada no seu site. Oferecemos este e muitos outros serviços com preços super baixos.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e pode contar com a gente para mais dicas como está 🙂